segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março, Dia Internacional da Mulher

Foto retirada da internet: Google Imagens

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Origem
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.
Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
Para saber mais:
Parabéns a todas as Mulheres!

4 comentários:

Mylla Galvão disse...

Parabéns para nós Ivany...
E o dia não devia ser só esse, mas todos os dias... Pq como o Olavo disse:
O q seriam dos homens... sem nós as mulheres!!!

bjão

Daniel Savio disse...

Mesmo que a data tenha sido gerada para "compensar" as mazelas anteriormente feitas, ou levantar uma causa para se lutar, vocês mulheres são sempre especiais...

Fique com Deus, menina Ivany.
Um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns pelo dia de Hj!

Hod disse...

Ivany por ser o que és e expressar toda tua sensibilidade em imagens e exercer essa feminilidade te reverencio os 365 dias. Parabéns Mulher.

Hod.