domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Animais

Voltei, pois me lembrei que hoje é o Dia Mundial dos Animais...
data instituída pela UNESCO, para que as pessoas se lembrem
daqueles que compartilham a Terra conosco.
Não podia deixar passar esta data em branco, pois no ano de 2006,
meu companheirão Batman se foi...


Exatamente nesta data....
Dia de São Francisco de Assis!!! Isso me confortou de alguma forma...




Declaração Universal dos Direitos do Animal:

Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los ou violar este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não gerar angústia.

Art. 4º - Todo animal que pertence a uma espécie selvagem tem direito a viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.

Art. 5º - Todo animal que pertence a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.

Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; abandonar um animal é ação cruel e repudiada.

Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação e repouso.

Art. 8º - A experiência animal que envolver o sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; as técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.

Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; as exibições de animais e os espectáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.

Art. 12º - Todo acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; a poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; as cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.

Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação a nível governamental; Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.


RESPEITE OS ANIMAIS !!!
São seres vivos e como tal tem o direito a vida, alimentação e afeição.

7 comentários:

Mylla Galvão disse...

OI Ivany,
Q bom q vc lembrou do dia dos Animais... Data pouco lembrada por nós seres humanos...
Deveríamos sempre lembrar dessa data e festejar com aqueles q dizemos amar sempre!!!
bjs

Daniel Savio disse...

É bom saber que tem os direito animais (sinceramente, eu não sabia que havia algo redigido), mas infelizmente, sempre iremos infligir as leis que as pessoas sabias fizeram...

Fique com Deus, menina Ivany.
Um abraço.

Anônimo disse...

nem sabia q essa data existia soube hj através de outro blog amigo, vcs sao o máximo..bjs

Raquel Machado disse...

Oi desculpe vim retribuir a visita so agora estou na correria te conheci la do post dos amigos da milly. Tambem adoro animais tenho 3 deles em casa. Uma otima semana.
http://kriativa.zip.net
Bjos

mfc disse...

Nunca me esqueço deles.... são absolutamente fantásticos!
Tanto que me dão!

Raquel Machado disse...

Ola vim dizer que tem presente do dia das crianças no Kriativa para você. E dar 2 avisos: O especial de relacionamentos ainda esta ativo se quiser me enviar sua história o PRAZO FINAL e dia 13/10. Esta lançado um novo concurso no Kriativa o CONTADOR DE HISTÓRIAS se quiser participar e so acessar la e ver como funciona deixando seu nome nos comentários. Hoje tem blogagem coletiva também e mais histórias minhas, passa lá e comenta vou ficar feliz.Um otimo fim de semana.

Emanuel disse...

Consta que O Louco tem um cão atrás de si, por ser o único animal que seguiu o homem na Queda... Por amor a ele.
Fique bem. Carpe diem.